Encontraram um bastão de cobra de 4.400 anos!

Os arqueólogos encontraram e estudaram um bastão de madeira com forma de cobra de quase 5 mil anos!
Os arqueólogos encontraram e estudaram um bastão de madeira com forma de cobra de quase 5 mil anos!

Os arqueólogos da Universidade de Turku, Agência Finlandesa do Patrimônio e da Universidade de Helsinque encontraram um bastão de madeira com forma de cobra.


Ossos de um novo humano primitivo em Israel!


A descoberta do bastão

Entretanto, descobriram o bastão de forma acidental em 1950 durante as escavações de valas em Jarvesuo 1. Aliás, este é um lugar pré-histórico, um pântano antigo às margens do Lago Rauajarvi, no sudoeste da Finlândia.  O solo preservou vários artefatos de madeira, como uma concha de madeira com cabeça de urso no cabo. Mas, estudaram melhor o bastão de meio metro de comprimento com forma de uma cobra.

Então, este podia pertencer a um xamã da Idade da Pedra que o usava nos rituais da época. Segundo os arqueólogos, esta é uma descoberta diferente de todas as outras e madeira do Neolítico no norte da Europa. Mas, as vezes desenhavam as cobras em pictogramas de arte rupestre contemporânea da Cultura Cerâmica de Pente (Pit-Comb Ware Culture).

De acordo com o Dr. Antti Lahelma, da Universidade de Helsinque, há uma certa relação entre as cobras e as pessoas. Por isso, pensam nos rituais do norte do período histórico, onde as cobras tinham um papel importante como animais que ajudavam os xamãs.

Portanto, durante as escavações mais recentes encontraram mais objetos de madeira, ferramentas de madeira, restos de estruturas e muitas peças para a pesca. Segundo Dr. Satu Koivisto, as descobertas em pântanos ajudam a entender melhor os povos antigos e a cultura sagrada. Mas, o local Jarvensuo 1 está em perigo por causas das drenagens e as mudanças de clima, por isso os tesouros que ele tem já não estão seguros.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!