Encontraram selos com 7 mil anos no norte de Israel!

Encontraram selos com 7.000 anos em Tel Tsaf, em Israel. Estes mostram evidências de um comércio de longa distância.
Encontraram selos com 7.000 anos em Tel Tsaf, em Israel. Estes mostram evidências de um comércio de longa distância.

A equipa de arqueólogos encontrou uma pequena marca de selo de argila, com cerca de sete mil anos, ela tinha marca de dois carimbos diferentes.


Encontraram um ovo de galinha de mil anos em Israel!


A descoberta dos selos

Entretanto, encontraram estes selos na escavação de 2004 e 2007, em Tel Tsaf, no Israel. No total, encontraram 150 selos de argila e um deles é muito raro, um dos mais importantes já encontrados. Aliás, estes selos ou bulla, são pequenos pedaços de barro que usavam para assinar cartas e manter as mesmas intactas. Além disso, estes selos eram usados para fechar celeiros, assim se alguém o abria o selo partia e sabiam que alguém invadiu.

Então, o selo que encontraram tem menos de um centímetro de largura, estava bem preservado por causa do clima seco de Belt She’an. Este tem linhas simétricas, mas os selos encontrados há 2,600 anos atrás tinham nome pessoal e figuras bíblicas. O selo de Tel Tsaf é da era pré-histórica quando ainda não existia a escrita e como o selo tem marca de dois carimbos diferentes significa que duas pessoas estavam no comércio.

O comércio na cidade

Durante o estudo da argila, perceberam que ela não era do local e sim de um lugar com pelo menos dez quilômetros de distância. Além disso, outros artefatos encontrados em Tel Tsaf mostram que as pessoas tinham contato com outros povos, como da Mesopotâmia, Turquia, Egito e Cáucaso. Este é o único lugar de Israel que tem provas de um comércio de longa distância.

Além disso, descobriram que as pessoas da cidade em muito ricas, que tinham grandes estoques de ingredientes e materiais. Tel Tsaf tinham uma posição chave na região, que tinha as comunidades locais e pessoas de outros países. Então, a equipa espera encontrar mais provas deste comércio para entender melhor o desenvolvimento da cidade.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!