Encontraram as pegadas humanas mais antigas das Américas!

Os arqueólogos encontraram as pegadas humanas mais antigas já conhecidas nas Américas.
Os arqueólogos encontraram as pegadas humanas mais antigas já conhecidas nas Américas.

Os arqueólogos encontraram pegadas humanas mais antigas das Américas, no Parque Nacional White Sands, no Novo México.


Encontradas ferramentas rituais no Templo dos Faraós em Cairo


A descoberta

Entretanto, esta descoberta mostra a evidência mais antiga da atividade humana nas Américas há mais de 23 mil anos. Este é o período do último ciclo glacial, o Último Máximo Glacial. Aliás, os arqueólogos debateram durante anos quando que as pessoas chegaram a zona.

De acordo com Vance T. Holliday, da Escola de Antropologia e Departamento de Geociências do UArizona, poucos arqueólogos consideram as evidências com mais de 16 mil anos. Alguns, acham que as pessoas chegaram mais tarde, por volta de 13 mil anos atrás, os fabricantes de Clovis.

No entanto, as faixas de White Sands mostram as datas muito anteriores, com várias camadas de rastros humanos nas margens de riachos. Lá a água vai para um lago antigo, há 10 mil anos antes do povo Clovis. Assim, a equipa usou a datação por radiocarbono de camadas de sementes em cima e em baixo das pegadas humanas. Dessa forma encontraram a idade, que mostrou a presença humana no local com a trilha mais antiga com 23 mil anos.

Segundo Kathleen Springer, as datas nas sementes estão agrupadas e têm a ordem em cima e em baixo de vários horizontes de pegadas, um resultado notável.

As pegadas humanas

Ao estudarem o tamanho das pegadas humanas descobriram que pertenciam a adolescentes e crianças mais novas. Já as outras pegadas eram de mamutes, preguiças gigantes, lobos e pássaros. Por isso, este é um local importante onde as pegadas mostram a atividade humana ao lado de animais extintos. Então, ao conseguirem datar as pegada podem contruir uma imagem maior da paisagem.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!