Encontraram a entrada do Templo de Zeus na Turquia

Encontraram o portão do Templo de Zeus na antiga cidade na Turquia!
Encontraram o portão do Templo de Zeus na antiga cidade na Turquia!

Os arqueólogos encontraram o portão do Templo de Zeus, nas escavações recentes, da antiga cidade de Aizanoi, em Çavdarhisar, na Turquia.


Encontraram um galeão rápido egípcio do século 2 a.C.


A descoberta do portão

Entretanto, o museu Kutahya é o responsável pelas escavações na cidade antiga. Aliás, a cidade está na Lista Provisória do Património Mundial da UNESCO desde 2012 e fica há 50 quilômetros de distância do centro da cidade. De acordo com o professor Gokhan Coskun, o líder das escavações da Universidade de Dumlupinar, a cidade tem cerca de cinco mil anos!

A equipa que encontrou o portão tinha 100 trabalhadores e 25 técnicos, que primeiro descobriram as escadas do Templo de Zeus, que tem dois mil anos. Aliás, estão a descobrir novos restos da estrutura todos os dias e encontraram os blocos da entrada monumental destruídos. Mas, depois que acabarem as escavações os especialistas vão restaurar a estrutura. O objetivo é que os turistas e quem visitar passe pelo portão de entrada para o interior do templo, tal como faziam os antigos que habitavam a cidade.

Sobre a cidade

Aliás, a cidade de Aizonai é o lar de um dos templos mais bem preservados da Turquia, um dos templos mais importantes dedicados ao deus grego Zeus. Este facilmente campara-se com p templo de Éfeso em seu grande tamanho e na sua importância.

No entanto, no início a cidade era dos frígios, mas no século um aC os romanos tomaram a cidade e a converteram que agora tem lugares únicos: o Templo de Zeus; quatro pontes romanas, duas das quais ainda são usadas hoje em dia; primeiro mercado interno do mundo, com inscrições dos preços dos produtos ainda visíveis nas paredes; teatros; banhos romanos; antiga caverna sagrada.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!