Encontraram a “Cidade de Ouro Perdida” perto de Luxor!

A "Cidade de Ouro Perdida" finalmente encontrada! Após meses de escavações, encontraram a cidade enterrada na areia.
A "Cidade de Ouro Perdida" finalmente encontrada! Após meses de escavações, encontraram a cidade enterrada na areia.

A equipa de arqueólogos encontrou a antiga cidade egípcia que está sob as areias há 3.000 anos, em Luxor. A Cidade de Ouro Perdida pertenceu ao faraó Amenhotep III.


Dunragit é o coração pré-histórico de Galloway!


A cidade perdida

Entretanto, segundo o arqueólogo Zahi Hawass eles começaram a procurar o templo de Tutankhamon, já que na área encontraram os templos de Horemheb e Ay. Assim, ficaram surpresos ao encontrar a maior cidade bem preservada do Egito! O faraó Amenhotep III, após a sua morte, o seu filho Akhenaton tornou-se o faraó.

De acordo com Betsy Brian esta é a segunda descoberta mais importante do Egito, sendo a primeira o túmulo de Tutankhamon. Além disso, agora eles podem estudar melhor a vida dos egípcios durante a época mais rica do império e descobrir o motivo da mudança de Nefertiti e Akhenaton para Amarna. Então, a escavação começou em setembro de 2020 e em poucas semanas descobriram paredes de tijolos na areia.

Os artefatos 

A cidade bem preservada tinha vários artefatos do dia a dia, então encontraram: anéis; escaravelhos; vasos de cerâmica colorida; tijolos de barro com os selos do rei Amenhotep III. Além disso, depois de 7 meses encontraram várias áreas: área da cozinha; área residencial; área industrial.

Na parte sul encontraram uma padaria com fornos e armazenamento de cerâmica e dava trabalho para um grande número de pessoas. A parte residencial ainda não está totalmente limpa da areia, mas tem uma parede em zigue-zague com uma única entrada e saída que dava acesso a corredores internos e áreas residenciais. Já a última área tinha industrias para a produção de tijolos e moldes para a produção de amuletos.

Além disso encontraram outros artefatos como: ferramentas para a tecelagem; restos de metal e vidro; dois túmulos de vaca ou touro; túmulo de uma pessoa; vasos com cerca de 10kg de carne seca “Ano 37, carne preparada para o terceiro festival de Heb Sed”; selo de lama “o domínio do deslumbrante Aton”.

Entretanto, os túmulos dos animais e da pessoa ainda estão a ser estudados, além deles também encontraram um grande cemitério perto da cidade. Mas, o estudo ainda está longe de acabar, a equipa espera encontrar túmulos fechados cheios de tesouros.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!