Dunragit é o coração pré-histórico de Galloway!

A vila Dunragit é o coração da pré-história humana! descobertos artefatos que abrangem 8 milênios da história!
A vila Dunragit é o coração da pré-história humana! descobertos artefatos que abrangem 8 milênios da história!

Dunragit é uma pequena vila em Galloway que esconde várias riquezas arqueológicas pré-históricas que são importantes para a história da Escócia.


Pedaços de cerâmica revelam dieta judaica de 800 anos!


As descobertas

Entretanto, quando decidiram fazer um desvio ao redor da vila chamaram os arqueólogos da GUARD para fazerem um exame a zona. Então, as escavações que duraram 19 meses revelaram artefatos que contam a história de oito milênios! Os arqueólogos dataram os artefatos desde o Mesolítico até a Idade do Ferro, por isso, decidiram estudar melhor aqueles artefatos. Entre as descobertas estava a casa mais antiga do sudoeste da Escócia do período mesolítico, estruturas cerimoniais neolíticas, dois cemitérios da Idade do Bronze e uma vila da Idade do Ferro.

O estudo de cada artefato

Primeiramente, encontraram a casa perto de um antigo estuário, que existiu durante a pré-história. Após os testes descobriram que a casa é de 6.800 a.C e a lareira que estava perto da casa é de 7.800 a.C. Assim, perceberam que este local teve povoação em várias épocas, depois da Idade do Gelo. Além disso, encontraram mais de 17.000 ferramentas pequenas o que indica que o local era um foco de povoação.

Seguidamente, encontraram uma linha de postes do Neolítico que datam de 3.800 a.C e o complexo cerimonial tem cerca de 2,5 km. Dessa forma sabemos que Dunragit era um centro de atividade cerimonial, provavelmente era muito importante, como o Ness de Brodgar em Orkney.

Terceiramente, depois de 2.000 anos, o local virou um cemitério, com algumas pessoas de alto status social. Pois, encontraram colares e pulseiras de âmbar negro de Whitby e potes com detalhes complexos. Além disso, descobriram quase 40 túmulos de cremação no outro cemitério. Este cemitério da Idade do Bronze estava ao redor de vários túmulos de terra. Neste local haviam duas populações uma de 2.000 a.C e outra de 1.500 a.C.

Por fim, descobriram uma vila da Idade do Ferro, este local estava ocupado no final do século 2 a.C e até o final do século 1 d.C. Na vila encontraram vários artefatos: broches de bronze e ferro; entulho de metalurgia; uma faca de couro; vários tipos diferentes de cereais. De acordo com Warren Bailie, estes artefatos vão ser guardados por um museu com o conhecimento e experiência para artefatos de grande importância.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!