Encontraram mais um tesouro da era viking na Ilha de Man, esta é a terceira grande descoberta na ilha em menos de seis meses!
Encontraram os ossos do homem mais alto do século V-VI!
O tesouro encontrado
Entretanto, a cientista Kath Giles encontrou 87 moedas, 13 peças de corte, argolas de prata e outros objetos parecidos. Além disso, a Dra. Kristin Bornholdt-Collins, uma pesquisadora, estudou o tesouro encontrado, principalmente as moedas. Estas pertencem a Irlanda, Inglaterra, Alemanha e a Ilha de Man, elas mostram como era o dinheiro ao redor do homem em 1020 AD/1030 c.
Aliás, segundo o estudo o tesouro viking mostra a riqueza pessoal da pessoa que o enterrou e que o acumulou durante longos anos. Estes são da era posterior da deposição dos tesouros de metal preciso da Era Viking.
As moedas
Então, muitas das moedas têm as imagens de reis: Rei Sihtric Silkbeard, governou Dublin em 989-1036 DC; Rei Cnut, da Dinamarca de 1018-1035 DC, da Inglaterra de 1016-1035 DC, da Noruega de 1028-1035 DC; Rei Etelred II, da Inglaterra de 978-1013 DC e 1014-1016 DC; Oto II, imperador romano de 973-983 DC.
Portanto, segundo a arqueológa de Manz National Heritage, Allison Fox, é uma descoberta importante. Pois ajuda a entender melhor a economia surpreendentemente complexa da Era Viking na Ilha de Man e ao redor do Mar da Irlanda. Além disso, Dr. Bernholdt Collins disse que o tesouro pode ser comparado com o depósito de Glenfaba que encontraram em 2003. Ainda, o tesouro mostra a variedade de moedas que existiam no comércio do Mar da Irlanda.
Por fim, os dois tesouros podem ser estudados lado a lado o que dá mais chance de encontrarem a forma como faziam as moedas. Além disso, como existem materiais parecidos em descobertas parecidas o valor de cada dobra!
O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais Facebook, Instragram e Twitter.
Deixa o teu comentário