Descobriram os restos de um Viking da Elite perdido

Após mais de 100 anos, encontraram novamente os restos mortais de um viking que pertencia a elite!
Após mais de 100 anos, encontraram novamente os restos mortais de um viking que pertencia a elite!

A equipa de arqueólogos da Dinamarca voltou a encontrar os restos de um homem Viking que pertencia a elite perdido há mais de cem anos!


Encontraram pinturas de mãos de 137 crianças maias!


Descobriram os restos de um Viking da Elite perdido

Entretanto, encontraram os restos mortais no túmulo de Bjerringhoj, na Dinamarca, durante as escavações em 1868! Os túmulos encontrados no sepultamento mostram que era uma pessoa de elite, talvez até da dinastia real Jelling que mais tarde governou a Dinamarca, Inglaterra e Noruega. Mas, alguém roubou os restos mortais, o que interrompeu o estudo do século 19.

Portanto, em 2018, durante um estudo sobre os tecidos vikings do túmulo de Slotsbjergby encontraram restos humanos que não pareciam pertencer ali. De acordo com a Dra. Charlotte Rimstad, todos ficaram surpresos quando abriram a caixa e logo perceberam que poderiam ter resolvido o mistério. Então, após um estudo detalhado publicaram os resultados na revista Antiquity, onde revelaram que eram os restos mortais de Bjerringhoj!

A identidade dos ossos

Estes restos estão em pedaços com a maioria sendo dos braços e das pernas. Mas, mesmo assim a equipa conseguiu dizer que os ossos pertenciam a um homem adulto com mais de 30 anos e com problemas nos joelhos. Com este estudo eles esperam conseguir estudar melhor a vida das pessoas de elite da era Viking.

Ainda, segundo a professora Ulla Mannering do Museu Nacional da Dinamarca, a determinação do sexo dos ossos ainda é incerta. Mas, com uma análise mais profunda do DNA podem descobrir mais informações no futuro. Além disso, esta descoberta está a ajudar no projeto original dos tecidos! Pois, Bjerringhoj sempre usava roupas de luxo que encontraram no local, o túmulo tinha mais seda do que os outros cemitérios vikings.

Por fim, alguns pedaços de tecido sobreviveram presos aos ossos, assim eles têm mais pistas sobre as roupas da elite dos Vikings. Além disso, com esses pedaços perceberam que ele estava a usar calças compridas com punhos decorados com faixas.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!