Descobertos artefatos da Idade do Bronze num cemitério antigo

Durante escavações de um cemitério antigo, descobriram túmulos com artefatos da Idade do Cobre.
Durante escavações de um cemitério antigo, descobriram túmulos com artefatos da Idade do Cobre.

Os arqueólogos do Museu Herman Ottó, em Miskolc, encontraram um conjunto te artefatos nas escavações de um cemitério antigo.


Tesouro Viking, com uma moeda rara encontrado na Suécia


O local de escavação

A equipa de pesquisa estudava o cemitério antigo perto da aldeia de Bukkábrány, em Borsod-Abaúj-Zemplén, na Hungria. Entretanto, já tinham feito estudos naquele local, onde encontraram 16 troncos de ciprestes preservados. Estes são de uma das florestas fósseis mais antigas já encontradas, entre 7 a 8 milhões de anos.

A Idade do Cobre

A Idade do Bronze pertence a Idade dos Metais, situada entre os anos 1.200 e 3.000 a.C, aproximadamente. Nesse tempo algumas sociedades começavam a modificar as suas culturas, descobrindo o cobre. Então, começavam a trocar as ferramentas de pedra pelas de cobre.

A descoberta dos artefatos

Então, nas escavações recentes, os arqueólogos encontraram 34 túmulos da Idade do Cobre, do século 4 a.C.  Entre esses túmulos estavam três que eram de mulheres com vários objetos de ouro, aros e colares de placa cônica, de um cocar cerimonial. De acordo com os arqueólogos, os colares representam a figura feminina estilizada, com saliências perfuradas, para parecer uma forma feminina. Além disso, um outro túmulo era de um homem de alta classe social, que também foi enterrado com bens valiosos. Do lado do corpo tinha uma lâmina de pedra rachada, um machado de pedra polida e uma picareta de cobre.

Dessa forma, acredita-se que o material para os itens encontrados nos túmulos vinha da Bacia dos Cárpatos. Coletaram minérios da superfície e das minas do local, tal como o ouro era encontrado nos riachos e rios. Aliás, além dos túmulos, encontraram sacríficios de gado e aldeias sármatas na área das minerações.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!