Descoberto um cemitério imenso de 5.000 anos na Polônia

Há dois anos atrás. arqueólogos descobriram um cemitério antigo, mas só agora encontraram túmulos.
Há dois anos atrás. arqueólogos descobriram um cemitério antigo, mas só agora encontraram túmulos.

Os arqueólogos acreditam que o cemitério tem cerca de 5.500 anos e até agora encontraram 7 túmulos. Mas, é possível existir mais de uma dúzia.


Descobriram um mural de um deus aranha no Peru


A descoberta

Entretanto, os aqueólogos encontraram o complexo após análisares as imagens de satélite de plantações. Após escavações encontraram um cemitério com túmulos de pedra, perto da cidade de Debiany. Aliás, demoraram dois anos até encontrarem sete túmulos neolíticos, restos de uma fortaleza medieval e um resto de dois cavalos da Idade do Bronze. Mas, ainda não se sabe a dimensão total do complexo.

De acordo com os arqueólogos, o complexo deve ter uma dúzia de fundações com 40 e 50 metros, de terra, pedras e postes de madeira. Esta é um artefato pré-histórico do povo neolítico Funnel Beaker, que faziam vasos de cerâmica diferentes. Estes são os primeiros agricultores conhecidos na Europa.

Então, de acordo com a arqueóloga Przybyła, os túmulos sofreram erosão e perderam um pouco da altura com o tempo. Infelizmente, ainda não encontraram nenhum esqueleto humano, mas sim dois esqueletos de cavalos, lado a lado. Após análises, aquele túmulos datou de cerca 3.500 anos atrás, da Idade do Bronze.

O povo Funnel Beaker

Este povo, que construiu os túmulos, viveu na Europa Central cerca de 4.100 a.C. Acreditam que estes eram agricultores que migraram para  região da atual Espanha e França, sendo descendentes de pessoas do Bálcãs. Além disso, os arqueólogos já tinham desenterrado outros cemitérios parecidos na Polônia, Alemanha e Escandinávia. Mas, este recém encontrado pode ser um dos maiores complexos de túmulos.

No entanto, os arqueólogos ainda têm que estudar mais sobre estes túmulos, principalmente sobre a fortaleza. Pois, até agora não têm a certeza sobre o próposito dela, o mais provável é que serviu de base militar. Além disso, esta é a primeira vez que encontram algo assim na Polônia. Por fim, com esta descoberta única podem entender melhor a vida militar nos séculos 9 e 10, uma época perturbadora na história da Polônia.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!