Descoberta nova espécie de canguru que escalava árvores!

Os aqueólogos descobriram uma nova espécie de canguru que viviam metade do tempo nas árvores.
Os aqueólogos descobriram uma nova espécie de canguru que viviam metade do tempo nas árvores.

Os arqueólogos descobriram uma nova espécie de canguru que se adaptou para escalar as árvores. Descobriram isto, através da análise de esqueletos encontrados.


O sal é a mercadoria mais antiga, de acordo com um mural maia


A descoberta dos fósseis

De acordo com os aqueólogos, Wa Paul Devine e Eve Taylor, descobriram em 2002 restos mortais de dois cangurus, macho e fêmea, nas cavernas Thylacoleo de Nullarbor, em Austrália. Apesar da descoberta já antiga levaram décadas para identificarem a espécie de canguru até então desconhecida. Porém, após várias análises concluíram que o canguru viveu há 40.000 anos atrás. Além disso, soube se ainda que este metade de seu tempo a viver em árvores, o que realmente é uma adaptação incomum para um marsupial.

A nova espécie

Ao que se sabe, já existiam registos fósseis desta espécie em 1989, mas só encontraram crânios e esqueletos de crias. Além disso, com a tecnologia da época era difícil fazer uma análise detalhada dos osssos, nesse tempo a espécie foi nomeada de Wallabia kitcheneri. Agora que encontraram dois fósseis quase completos conseguiram estudar melhor a espécie e ainda como eles viviam e andavam.

De acordo com a aqueóloga Natalie Warburton, os fósseis tinham os dedos mais longos e as unhas com garras longas e curvas, comparados aos outros cangurus. Com estas análises dos ossos conseguiram entender o aspeto físico do animal. Acreditam que tinha os músculos dos braços bem desenvolvidos para levar e manter o peso do corpo e também tinham um pescoço mais longo e móvel do que os outros cagurus. Segundo Warburton, o pescoço mais longo serviam para conseguir melhor visibilidade entre as folhas das árvores.

Além disso, concluíram que esta espécie era semi-arbórea, ou seja, passava metade do tempo nas árvores. Apesar de atualmente existirem alguns cangurus pequenos que adaptaram-se à vida nas árvores, os cangurus deste espécie pesavam pelo menos 50 quilos. Então, descreveram este canguru como uma mistura de coala e primata grande, mas com uma cauda grande, pesada e cabeça de canguru.

Por fim, agora a espécie recebeu um novo nome, Congruus kitcheneri, porque é diferente de qualquer espécie de Wallabia já conhecida.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!