Os arqueólogos que escavavam um cemitério de 1.600 anos, encontraram um túmulo com tesouros do século 5 d.C. De acordo com os pesquisadores, os tesouros datam pelo período de instabilidade durante a queda do Império Romano Ocidental.
Raio-X revela os detalhes de um tapete da Idade de Ferro
Sobre a descoberta
A equipa de arqueólogos do Museu da Boêmia Oriental em Hradec Králové, encontraram este túmulo em 2019, mas só agora é que divulgaram o estudo. As escavações no vilarejo de Sendrazice, atual República Checa, revelaram cinco túmulos. Estes já estavam abertos e com vários artefatos levados. Mas, havia um que estava intacto, de uma mulher que morreu à 35 anos.
Então, já dentro do túmulo, encontraram uma grande coleção de itens funerários, tais como: quatro coletes de ouro e prata incrustados com pedras semipreciosas; um colar com decorações em ouro; contas de vidro; uma faca de ferro; um pente de osso; grandes peças de tecido e couro; e ainda um vaso de cerâmica.
Os estudos realizados
Os antropológos que realizaram o estudo, concluíram, então, que os túmulos pertencem a homens e mulheres com idades entre 16 e 55 anos. Além disso, mesmo após os túmulos terem sido abertos e roubados, ainda haviam várias ofertas funerárias. Tais como: uma espada curta, facas, contas de vidro e âmbar, componentes de metal para cinto, ferragens decorativas de sapatos e pentes de chifre.
Entretanto, a equipa de especialistas ainda está a realizar análises mais precisas em todos os artefatos encontrados. Com isto, ao fazerem a datação por radiocarbono, esperam conseguir datar melhor as sepulturas e a quem elas pertencem. Dessa forma, iremos entender melhor a sociedade da época da queda do Império Romano Ocidental.
O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais Facebook, Instragram e Twitter.
Deixa o teu comentário