As primeiras esculturas de animais pré-históricos na Escócia!

Encontraram as primeiras esculturas de animais pré-históricos de cervos com 5 mil anos na Escócia!
Encontraram as primeiras esculturas de animais pré-históricos de cervos com 5 mil anos na Escócia!

Encontraram as primeiras esculturas de animais pré-históricos na Escócia, estas devem ter milhares de anos, entre quatro a cinco mil!

As esculturas de animais pré-históricos

De acordo com o Ambiente Histórico da Escócia (HES) as esculturas dos animais deve ter até cinco mil anos, sendo do Neolítico ou da Idade do Bronze Inicial. Então, elas representam dois cervos vermelhos, machos com grandes chifres e as outras são de cervos mais jovens. No entanto, esta descoberta é acidental, pois Hamish Fenton as encontrou enquanto explorava o antigo cemitério em Kilmartin Glen. Aliás, os cervos eram uma grande fonte de ossos, carne, pele e usavam os chifres para fazer ferramentas.

Então, estas são as primeiras esculturas de animais pré-históricos da Escócia e primeiros exemplos de cervos daquele tempo em todo o Reino Unido. Kilmartin Glen tem vários pedaços antigos desse período, como algumas marcas de taça e anel. Por isso, esta também é a primeira vez que descobrem esculturas de animais numa região com marcas de taça e anel.

De acordo com a Dra. Tertia Barnett, antes pensavam que não existiam esculturas de animais pré-históricos na Escócia, mas já existiam em algumas partes da Europa. Além disso, agora a suposição de que a arte rupestre pré-histórica na Grã-Bretanha era geométrica mudou completamente. Estas esculturas têm muitos detalhes e não criam dúvidas sobre os animais.

A descoberta

O Sr. Fenton descobriu as esculturas enquanto passava pelo cemitério já ao anoitecer, mas viu uma câmara mortuária num monte de pedras. Então decidiu entrar com a lanterna, assim viu um padrão que não era uma marca natural nas pedras. Ele percebeu que aquilo era um cervo de cabeça para baixo e ao lado tinha ainda mais cervos. Existem mais de três mil pedras esculpidas pré-históricas no país, mas a maioria são marcas abstratas com anéis. Mas ainda não se sabe muito sobre para o que as usaram ou de que forma.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!