Uma equipa de arqueólogos encontrou um artefacto de osso raro, perto do rio Lower Murray, assim, podem conhecer mais da arqueologia australiana.
Arqueólogos descobriram igrejas antigas no Egito
A descoberta
Entretanto, a equipa de arqueólogos das Universidades Flinders e Griffith publicou a descoberta e o estudo realizado no jornal Australian Archaeology. Durante um trabalho de escavação recente, a equipa encontrou uma ponta feita de osso. De acordo com os líderes da pesquisa, Dr. Christopher Wilson e a professora Amy Roberts, a ponta é feita de ossos de um macrópode, como canguru. Após análises e com a datação por radio-carbono, concluíram que o osso tem cerca de 5.300 a 3.800 anos.
Existem duas teorias sobre a sua utilidade, primeiramente, era usada para perfurar materiais macios, como um alfinete para uma capa de pele. Ou, então, usavam como a ponta de um projétil, como uma flecha. Além disso, os objetos feitos a partir de ossos, são mais difíceis de encontrar, pois a maioria vem de trabalhos de escavação. Quanto aos artefactos de pedra e pedaços de conchas, encontram a maioria na superfície da terra, sem muitos esforços. De acordo com a equipa, em 1970 encontraram um artefacto parecido, na costa do rio Lower Murray, sendo esse o último até agora.
O resultado da pesquisa
De acordo com o Dr. Wilson, ao encontrarem um artefacto de osso, desse tipo, é uma oportunidade de entender como usavam os ossos no seu dia a dia e como essa técnica e ferramentas adaptaram-se a uma vida perto de um rio. Ainda, segundo a professora Roberts, cada artefacto, sendo de pedra ou osso, é importante para a arqueologia, pois, com eles podem estudar melhor a vida passada. Mais especificamente, a cultura e os materiais usados pelos povos aborígenas na Austrália.
Dessa forma, conseguiram mais um exemplar de ferramenta ou arma feita de osso, que ajuda a entender melhor o povo que vivia no local há mais de 3.000 anos atrás.
O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais Facebook, Instragram e Twitter.
Deixa o teu comentário