Arqueólogos descobriram igrejas antigas no Egito

A equipa de arqueólogos descobriu igrejas antigas com textos bíblicos em grego, no Egito.
A equipa de arqueólogos descobriu igrejas antigas com textos bíblicos em grego, no Egito.

Durante uma missão de escavação, os arqueólogos noruegueses e franceses descobriram igrejas antigas no Oásis Bahariya, a sudoeste do Cairo. Acredita-se que as igrejas pertençam ao século V (5).


Descoberto o Palácio do Bispo de Wiveliscombe


A missão

De acordo com o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito, descobriram alguns edifícios de tijolo e basalto em Tal, no Oásis de Bahariya. Quando encontraram as igrejas, a equipa estava na terceira fase do trabalho de escavação. Aliás, segundo o chefe da missão, Victor Gica, este é um achado importante, pois com ela é possível entender melhor o planeamento e construção dos edifícios.

O resultado das escavações

Então, durante as escavações encontraram um pedaço de argila com textos cristãos antigos, uma igreja bem preservada e dezanove quartos esculpidos na rocha. As paredes da igreja ainda tinham vários textos em tinta amarela, incluindo textos da Bíblia em grego. Assim, mostra como era a vida monástica na região do Egito, além disso os textos indicam que os monges começaram a viver na área desde o século 5.

Ademais, na igreja e nos quartos encontraram muitas peças de óstraca, fragmentos de cerâmica com textos gregos do séculos 5 e 6. De acordo com Osama Talaat, do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, nos achados de tijolo estão seis áreas que têm restos de três igrejas, com paredes de textos e conotações coptas (cristãos egípcios), que datam entre século 4 e 17.

Devido à instabilidade política no país, Egito teve grandes quedas nos números de turismo. Por isso, estas descobertas são a esperança de promover o país e reviver o setor. Como resultado, em 2019 realmente houve uma melhoria no setor, com 13 milhões de turistas e seriam cerca de 15 milhões em 2020. Mas, infelizmente, com a pandemia em 2020, o turismo global parou.

Por fim, graças a descoberta destas igrejas conhecemos um pouco mais sobre a cultura copta.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!