Após 100 anos, encontraram a abelha rara

Os cientistas redescobriram uma espécie de abelha australiana, esta já não era vista há quase 100 anos!
Os cientistas redescobriram uma espécie de abelha australiana, esta já não era vista há quase 100 anos!

Há já quase um século que os cientistas não conseguiam encontrar um exemplar de espécie da abelha. Finalmente conseguiram encontra-la, e estava debaixo dos seus narizes o tempo todo! No entanto, é possível que ela sinta pressão para sobreviver hoje em dia.


Encontraram um túmulo coletivo de 81 soldados britânicos


A espécie desaparecida

De acordo com o James Dorey, o último registo das abelhas é de 1923, em Queensland. Nesse registo conta que apenas encontraram seis abelhas da espécie Pharohylaeus lactiferus. “Isso é preocupante, porque é a única espécie australiana do gênero Pharohylaeus e não sabemos quase nada sobre a sua biologia.”, disse o cientista num novo artigo científico no jornal Journal of Hymenoptera Research.

A procura da espécie começou após os colegas, Olivia Davies e Dr. Tobias Smith falarem que a espécie podia estar extinta, por causa dos poucos avistamentos durante um longo período de tempo. Foi então que foram explorados 225 locais gerais e 20 locais em New South Wales e Queensland.

Além disso, exploraram os registos extras do Atlas of Living Australia, que tem 500 espécies de abelhas em New South Wales e 657 em Queensland. Os três cientistas de Flinders avaliaram os níveis mais recentes de diversidade das espécies. E entao, disseram que a perda do meio ambiente, devido a desflorestação, incêndios e mudanças climáticas, causa uma pressão de extinção nesta e em outras espécies de seres vivos.

A redescoberta das abelhas

Encontraram três populações de P. lactiferous, estas visitavam algumas plantas que são encontradas ao longo da costa leste. Por isso, concluíram que há um isolamento da população. Entretanto, o meio ambiente destruído é a explicação para a escassez das abelhas. Pois mais de 40% de suas florestas não existem mais desde a colonização europeia. O restante do meio ambiente está arruinado, de acordo com as pesquisas de 2012.

O estudo geográfico do dano no meio ambiente, mostra que, a espécie é mais vulnerável por preferir só algumas plantas das florestas.

“Pesquisas futuras devem ter como objetivo aumentar nosso conhecimento de biologia, ecologia e genética desta abelha.” De acordo com Dorey, para proteger as espécies de abelhas desse país temos que aumentar os esforços da conservação do planeta. Assim, poderemos salvar várias espécies de animais da extinção.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!