A marca de um estegossauro do tamanho de um gato

Encontraram a pegada de um estegossauro do tamanho de um gato, que tinha um coportamento diferente dos seus familiares.
Encontraram a pegada de um estegossauro do tamanho de um gato, que tinha um coportamento diferente dos seus familiares.

A equipa de paleontólogos descobriu na China uma única pegada de um dinossauro do tamanho de um gato, com cerca de 100 milhões de anos.


Encontrado o “elo perdido” do alfabeto islâmico


A pegada do dinossauro

De acordo com o Dr. Anthony Romilio, da Universidade de Queensland, a equipa estudou a pegada que o professor Lida Xing, da Universidade de Geociências da China, encontrou. Então, segundo Romilio, a pegada pertence a um dinossauro herbívoro com armadura, da família dos estegossauros. Este dinossauro devia ter espinhos na cauda e placas de osso ao longo das costas, além disso, a sua pegada tem menos de seis centímetros e é a menor pegada de um estegossauro.

No entanto, ao contrário desta as pegadas encontradas em outros lugares da China tinham até 30 centímetros, já os do Oeste da Austrália, como Broome, podiam chegar até os 80. A pequena pegada encontrada tinham as mesmas características que as outras, com três dedos curtos, largos e redondos. Mas, há uma diferença além do tamanho, a pegada não é alongada como as outras, o que significa que ele tinha um comportamento diferentes dos outros.

O estudo sobre a pegada

Geralmente os estegossauros andam com os calcanhares no chão, tal como os humanos, o que cria as pegadas longas. Mas, este tinha uma pegada curta, o que significa que o dinossauro andava com o calcanhar levantado do chão, como os pássaros e os gatos. De acordo com Romilio, só encontraram pegadas assim de dinossauros que andam sob as duas pernas. Ainda, segundo o professor Xing, os jovens estegossauros podiam andar sob os dedos dos pés e a medida que envelhecia usava mais o calcanhar. Agora, o desafio é encontrar mais pegadas desse dinossauro, pois assim podem descobrir mais sobre o seu comportamento.


O que achou acerca deste artigo ? Deixa abaixo nos comentários! Se gostaste e queres mostrar a alguns amigos não deixes de partilhar, e vê ainda também as nossas redes sociais FacebookInstragram e Twitter.

Anna Shytska
Desde pequena interesso-me por ciência, arqueologia, etc. Sempre que há uma nova descoberta gosto de compartilhar com outros!